Claro encerra marca Embratel e foca em clientes B2B com nova estrutura empresarial

: Rodrigo Marques, CEO da Claro, Roberta Godoi, CEO da Unidade para Pequenas e Médias Empresas, José Félix, presidente, e José Formoso, CEO da Unidade de Grandes Empresas e Governo
Após quase 60 anos, a marca Embratel chega ao fim. A Claro unifica sua atuação B2B sob a nova identidade “Claro Empresas”, que passa a atender grandes companhias, governo e PMEs com soluções em conectividade, nuvem, segurança e IA. Roberta Godoi assume a unidade para PMEs e ganha papel estratégico na expansão do portfólio da operadora

Claro encerra marca Embratel após quase seis décadas e lança oficialmente a “Claro Empresas”. A nova marca representa a frente B2B da operadora e integra soluções para empresas de todos os tamanhos. Além da conectividade, o portfólio inclui serviços em nuvem, segurança cibernética, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), data center e automação.

A mudança foi anunciada em 2 de abril de 2025 e reflete uma reorganização estratégica. A companhia agora atua com três unidades de negócios: grandes empresas e governo, pequenas e médias empresas (PMEs) e consumidores finais (B2C). Essa estrutura busca atender melhor a cada segmento, com ofertas mais customizadas e maior agilidade operacional.

Segundo a operadora, a Claro empresas será liderada por dois nomes de peso. José Formoso assume a unidade de Grandes Empresas e Governo. Já a executiva Roberta Godoi estará à frente da unidade de PMEs, com o desafio de ampliar a penetração da marca em um segmento cada vez mais relevante para a economia brasileira.

Roberta Godoi assume papel estratégico com foco em PMEs e soluções além da conectividade

Roberta Godoi chega à liderança da unidade de PMEs com o objetivo de transformar o relacionamento da Claro com esse público. Ela destaca que pequenas e médias empresas têm exigido soluções completas, que extrapolam a conectividade tradicional. Entre as demandas crescentes estão segurança de dados, armazenamento em nuvem e fornecimento de equipamentos.

“As PMEs têm nos desafiado a entregar o que precisam com agilidade, simplicidade e qualidade. Estamos preparados para ir além da conexão e entregar soluções sob medida”, afirma Roberta. A executiva reforça que a nova estrutura permitirá um atendimento mais próximo e eficiente, fortalecendo a atuação consultiva da Claro.

Com a transição, a marca Embratel — última identidade do grupo Claro ainda operando de forma independente — deixa de existir. Desde a aquisição da Embratel pela América Móvil, em 2004, a empresa passou por uma série de adaptações. Agora, a mudança representa o encerramento de uma era e a consolidação de um modelo mais integrado e moderno.

Transformação digital e atuação consultiva marcam novo momento da Claro empresas

Para o presidente da Claro, José Félix, a criação da Claro Empresas é um movimento natural de evolução. Ele afirma que a empresa manterá o caráter consultivo, com soluções personalizadas que gerem valor real aos clientes corporativos e governamentais. “Iniciamos uma nova era, com grandes oportunidades e foco em conexões que fazem sentido e entregam resultados”, destaca.

Rodrigo Marques, CEO da Claro desde o início de 2025, também terá papel importante na transição. Ele será responsável pelas unidades de consumo e PMEs, além de outras áreas operacionais da empresa. O executivo reforça a missão de apoiar a transformação digital de empresas em todos os níveis.

A Claro Empresas terá atuação alinhada à presença internacional do grupo, que está em 25 países nas Américas e Europa. O novo portfólio oferece cloud computing, serviços gerenciados, omnichannel, transmissão de vídeo e conectividade empresarial com fibra e 5G.

O encerramento da marca Embratel marca o fim de um ciclo histórico no setor de telecomunicações brasileiro. No entanto, com líderes como Roberta Godoi e uma estrutura voltada ao futuro, a Claro empresas promete inaugurar uma nova fase de relacionamento com o cliente B2B, mais estratégica, consultiva e tecnológica.

Sobre a Claro

A Claro é uma das principais operadoras de telecomunicações do Brasil, pertencente ao grupo mexicano América Móvil, presente em mais de 25 países. No país, atua com soluções para os segmentos de consumo, empresas e governo, oferecendo serviços que vão além da conectividade, como cloud computing, segurança cibernética, internet das coisas (IoT), inteligência artificial e data center. Com uma ampla infraestrutura de rede, a Claro lidera o mercado em inovação e cobertura de fibra e 5G. Recentemente, consolidou sua atuação B2B sob a marca Claro Empresas, incorporando a Embratel e reforçando seu posicionamento como parceira estratégica na transformação digital de organizações de todos os portes.

Fonte: Claro Assessoria de Imprensa

Imagens: Claro/Divulgação

Posts Recentes

Miriam Garrido e público do SMART CUSTOMER 2025

No SMART CUSTOMER 2025, o futuro dos negócios tem propósito e foco em pessoas

O SMART CUSTOMER 2025 reuniu mais de 1.200 participantes em dois dias de conteúdo que trataram sobre o que está além do CX: negócios centrados no cliente. O evento destacou o papel do cuidado com pessoas — clientes e colaboradores — como diferencial competitivo. A entrega dos prêmios SMART CUSTOMER foi a celebração das melhores práticas de marcas e talentos que lideram esta indústria

LEIA MAIS »