A Claro vence o Prêmio Anatel de Acessibilidade pela segunda vez, repetindo feito de 2020. A empresa apresentou os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência
A Claro ficou em primeiro lugar no Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2022, promovido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em 2021, a prestadora havia ficado com a quinta posição no ranking.
A premiação acontece desde 2019 e reconhece, entre as empresas do setor de telecomunicações, aquelas que apresentam os ambientes físicos e virtuais de atendimento mais amigáveis às pessoas com deficiência. Além de desenvolverem ações para incentivar, divulgar ou assegurar os direitos de acessibilidade. A Claro já havia ficado em primeiro lugar na lista em 2020.
A avaliação é baseada em fiscalizações da Anatel e observa indicadores como Acessibilidade na Página da Internet (API) e eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência.
Também contam pontos as ações voluntárias das empresas que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência.
Entenda o prêmio da Anatel
O Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações é entregue de acordo com os resultados do Ranking de Acessibilidade elaborado pela Agência e previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade da Anatel (Resolução nº 667/2016).
O Prêmio de 2022 é resultado de fiscalizações realizadas pela Anatel em 2021 nas cinco maiores prestadoras de telecomunicações. O indicador de Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA) não foi fiscalizado no ano passado, devido à pandemia de Covid-19.
Clientes satisfeitos
Outra conquista da Claro foi ser reconhecida como a operadora com os clientes de telefonia móvel mais satisfeitos, conforme Pesquisa de Satisfação de Qualidade Percebida da Anatel. O estudo, que é divulgado anualmente pela agência, contou com a opinião de mais de 81,8 mil usuários e avaliou os serviços de telefonia móvel nas modalidades pós-pago e pré-pago, além dos serviços residenciais de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa. A pesquisa foi realizada pela Anatel no período de julho a dezembro de 2021.
De acordo com a pesquisa, os serviços de telefonia móvel da Claro apresentam resultados consistentes desde 2015. No mercado pré-pago, que é o serviço de maior satisfação entre todos os avaliados pela Anatel em 2021, a Claro se mantém na liderança há cinco anos consecutivos, entre todas as operadoras, com a nota 8,13.
No pós-pago, a Claro apresenta a nota mais alta em Satisfação Geral pelo terceiro ano consecutivo e neste último período avaliado obteve a nota 7,61 e a primeira posição em 93% dos estados pesquisados.
Além disso, a Claro conta com a internet móvel mais rápida do Brasil, confirmado pelo Speedteest®, e é a melhor operadora móvel do Brasil, reconhecida pelo Prêmio Estadão Melhores Serviços e também pelo Prêmio Canaltech.
Fontes: Claro e Anatel