A única certeza que temos é que este momento, sem precedentes, está criando um novo mundo, corporativo e público, de bem estar, saúde, cultura e tecnologia, e quem souber aproveitar estará vivo no mundo pós COVID 19
Por Renato Costa
O mundo mudou! É inegável que uma crise das proporções da atual não passa sem deixar marcas, muitas marcas. O mais interessante deste momento é que ele já era anunciado. O que, o vírus? Não, mas o modelo de negócio. As pessoas agora saíram correndo para implementar home office em suas empresas. Coisa nova? Não, existe há décadas. Outros correndo para implementar APP, e-commerce! Ah, está aí uma nova tecnologia. De jeito nenhum, já é bem comum. Alguns outros querendo digitalizar processos, esse também já é falado e feito há bastante tempo.
Seja por falta de tempo, foco, investimento, não interessa o motivo, muitas empresas foram “pegas de calça curta” pela falta de preparo para este momento, e agora têm que correr para tentar se adequar. A única certeza que temos é que este momento, sem precedentes, está criando um novo mundo, corporativo e público, de bem estar, saúde, cultura e tecnologia, e quem souber aproveitar, dessa vez sem passividade, estará vivo no mundo pós COVID 19.
O que vai mudar?
Trabalho Remoto: Cai por terra a cultura de “comando e controle”, onde o “cara” só está trabalhando se eu estou olhando para ele. Muita gente surpresa com aumento de produtividade, eu não, de casa temos mais foco, menos distração e o profissional sério quer “mostrar serviço”.
Governança mais ágil e flexível: Capacidade de gerar ideias, aprovar e seguir rapidamente sem passar por um milhão de comitês presenciais.
Times mais autônomos: Profissionais mais independentes capazes de autogestão. A composição de equipes pode mudar drasticamente, o desenho tende a ser menor número de pessoas, com maior senioridade.
Áreas de negócio mais digitais: Descentralização da tecnologia, cada área assumindo protagonismo no redesenho de seus processos e puxando a digitalização.
Tecnologia as a Service: Com a rapidez de mudanças, a tendência é o aumento de utilização de tecnologia como serviço e nuvem, possibilitando a mudança entre soluções rapidamente.
Virtualização de grandes eventos: Eventos online, webinars, treinamentos remotos serão cada vez mais disseminados.
“Health Safety Security”: Assim como o 9/11 redesenhou as fronteiras dos países com relação a ataques terroristas, haverá um grande investimento em segurança de saúde nas fronteiras e Tecnologia pode ajudar.
Governo: Digitalização de setores públicos como Educação e serviços públicos como nunca vistos antes, o próprio governo já percebeu que existe espaço para redução de custos aqui também.
Setores privados: Expansão da produção automatizada (3D), crescimento contínuo do comércio digital e serviços de delivery.
Por fim, as Tecnologias. Você deve pensar, agora sim vai aparecer alguma coisa nova, mas a resposta é NÃO! As tecnologias que vão habilitar essas mudanças já existem. Inteligência Artificial, Impressão 3D, RPA, Cloud, APPs, etc.
E, aí, você está pronto para o mundo pós COVID19?
Renato Costa, CIO | CMO | IT & Marketing Director at Odontoprev