Há um ano Roberta Godoi mudou de setor, para o de energia, após 18 anos em telecomunicações. A mudança exigiu humildade, resiliência e firmeza de propósito para construir uma nova história profissional
O ano de 2021 foi de fechar e começar novos ciclos profissionais na carreira de Roberta Godoi. Após 18 anos atuando no setor de telecomunicações, “reviveu as emoções e o frio na barriga de estar num novo lugar para construir uma nova história”.
E esta nova história profissional passou a ser narrada no Grupo Energisa, onde Roberta assumiu a vice-presidência de Soluções Energéticas, lançando recentemente o projeto (RE)ENERGISA.
A despedida da área de telecomunicações foi coroada com o título de Executiva do Ano pelo Prêmio ABT, entregue anualmente pela Garrido Marketing.
As mudanças profissionais e o PrêmioABT serão comentados por ela nesta entrevista exclusiva ao Blog da Garrido Marketing.
Um ano de Energisa
Um ano após sua chegada ao Grupo Energisa, Roberta destaca que foi surpreendida pelas nuances e oportunidades deste setor. Afinal, energia, diz a executiva, é o “assunto do momento” e vai ficando mais interessante na medida em que todos ganham consciência do quão importante é esse bem em nossas vidas, para as empresas, nações e planeta”.
“Cheguei numa ‘casa’ que, mesmo centenária, mantém a vitalidade de um adolescente e muito comprometida em ser protagonista de transformação do setor”, pontua Roberta. Ela acrescenta que encontrou as condições necessárias para fazer o que mais gosta (re)alizar.
Energia renovada
Ao usar o termo (re)alizar, Roberta faz um trocadilho com a marca (RE)ENERGISA, nova marca do Grupo que nasceu para (re)novar ideias, (re)significar conceitos e (re)afirmar o compromisso da empresa com o futuro.
A área que a executiva comanda reúne os negócios não regulados do Grupo, como a geração distribuída de energia renovável e sistemas de armazenamento, a comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado e eficiência energética. Tudo isso num ecossistema que ajuda os clientes da empresa a fazerem a transição energética.
A (RE)ENERGISA tem apenas 2 meses de existência e, conforme Roberta, já tem dado o que falar porque carrega a confiabilidade, a solidez, a capilaridade da Energisa, além de traduzir muito bem o momento do mercado e do Grupo, de (re)volução. “Estou muito orgulhosa de ser a líder da (re). Foi uma emoção vê-la nascer e começar a construir o seu futuro e, ao mesmo tempo, fazer história.”
A (RE)ENERGISA tem como proposta democratizar o acesso à energia e disponibilizá-la do Oiapoque ao Chui. Assim como diversificar a sua produção por meio de fontes limpas e abundantemente encontradas na natureza como sol, ventos, biomassa.
“Não é só um negócio. É um propósito. Ou seja, ‘descarbonizar’ a energia para construir um mundo mais sustentável e digitalizar para que seja simples e todos compreendam como fazer o melhor uso dela”, ressalta a executiva.
Mudança de setor
Para a adaptação profissional na nova área, diz Roberta, foi preciso humildade, resiliência e firmeza de propósito. “Humildade para se colocar na posição de aprendiz, pedir e aceitar que te ajudem no processo de aprendizado. Resiliência porque a gente aprende muito na prática e é natural que ocorram erros e acertos e aí não pode se cobrar em demasia pelos erros. É a firmeza de propósito que a faz sair da zona de conforto, por isso tem de ser algo que você deseja mesmo. Que te faz pular da cama energizada, toda manhã, para mais um dia.”
Encarando o novo
Desafios profissionais fazem parte da vida de Roberta Godoi e são superados, segundo ela, pela oportunidade de trabalhar em empresas líderes de mercado e com produtos que fazem a diferença na vida das pessoas.
Todos os desafios a levaram a conquistas importantes, além de grandes ensinamentos não só do ponto de vista do negócio em si, mas em relação ao exercício da liderança e do legado que foi construído com equipes excepcionais. “Essa combinação – empresas e equipes – é muito poderosa e possibilita constante aprendizado.”
Encontrar o equilíbrio pessoal e profissional é também um ponto determinante nesta trajetória de sucesso profissional. “Quando você faz o que gosta e consegue equilibrar a vida pessoal e profissional fica mais leve para ter boas ideias, liderar pessoas, executar planos complexos e ao mesmo tempo encontrar inspirações nos momentos com a família, nas interações simples, no ócio, praticando um hobby ou exercendo outros papéis como o da maternidade, o voluntariado ou em serviços sociais. Tudo vale desde que te ajude a equilibrar corpo, mente e coração.”
Executiva do Ano
Roberta Godoi pontua que ser eleita a executiva do ano pelo PrêmioABT em 2021, representou muito em sua vida profissional. O prêmio chegou justamente no momento de transição de carreira, razão pela qual ela o vê como uma coroação pela sua história, seu ciclo anterior e um voto de confiança e incentivo para o novo.
“Tenho usado muito esse prêmio como um argumento para inspirar outros profissionais, especialmente mulheres nas suas jornadas. Ele não caiu do céu, foi conquistado. Me provou que eu escolhi ser protagonista na minha carreira, sempre de olho no próximo capítulo.”