TIM UltraFibra é a nova marca da TIM Fiber. Já foi Live TIM e TIM Live. A mudança simboliza nova fase de expansão do serviço de Internet em fibra óptica até a residência
A banda larga da TIM mudou de marca mais uma vez. Após ser chamada de TIM Fiber, Live TIM e, mais recentemente, TIM Live, a operadora anunciou, em janeiro, que passará a adotar o nome de TIM UltraFibra, simbolizando uma nova fase de “grande expansão” do serviço de Internet baseado em fibra óptica até a residência (FTTH) da companhia.
De acordo com a TIM, a mudança tem objetivo de gerar uma “associação clara e imediata” com as altas taxas de velocidade de download e upload com pacotes de até 1 Gbps. Esse trabalho de nova marca será divulgado por meio de campanha de mídia “seguindo um projeto de evolução e expansão acelerada do serviço para diversas novas praças que serão anunciadas em breve ao longo do ano“.
Expansão
A mudança para UltraFibra acontece pouco depois de a TIM anunciar ter contratado o serviço de rede neutra da V.tal justamente com o objetivo de expansão da cobertura de rede FTTH. Até então, a companhia se valia principalmente da infraestrutura adquirida da AES Eletropaulo ainda em 2011 e no aproveitamento do backhaul de fibra utilizada para conectar antenas de celular, além da infraestrutura da I-Systems, empresa de rede neutra que veio da própria TIM e que é controlada pela IHS. Atualmente, a cobertura da banda larga fixa da operadora abrange Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Amazonas, Goiás, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina.