SMART CUSTOMER 2025 Bosch conquista prata com IA no monitoramento de CX

Solução Bosch com Inteligência Artificial conquista a prata no Smart Customer 2025
A Bosch foi reconhecida com o prêmio prata no SMART CUSTOMER 2025 pela plataforma Bosch Quality Monitoring AI Platform, que utiliza IA para analisar todos os atendimentos, gerar insights instantâneos e aprimorar a experiência do cliente com ética, segurança e eficiência

A Bosch foi premiada com o troféu prata na categoria “Inteligência Artificial em CX” do SMART CUSTOMER 2025, um dos mais relevantes eventos de experiência do cliente do país. A premiação reconheceu o case “Como a Bosch usa IA para redefinir o monitoramento da qualidade e a experiência do cliente”, que destacou a plataforma Bosch Quality Monitoring AI Platform. Ela analisa automaticamente 100% dos atendimentos realizados ao cliente, oferecendo insights em tempo real e promovendo um atendimento mais eficiente, personalizado e ético.

Inteligência artificial aplicada com propósito e resultados

Desenvolvida internamente pela Bosch Service Solutions, divisão de serviços do Grupo Bosch na América Latina, a plataforma premiada mostra como a aplicação estratégica de inteligência artificial pode transformar o relacionamento com o cliente. Ao analisar a totalidade das interações, o sistema é capaz de identificar sentimentos, tom de voz, palavras-chave, falhas de processo, oportunidades de upsell e situações críticas, de forma automatizada e em tempo real.

“O prêmio reconhece uma solução que nasceu para trazer uma nova perspectiva ao atendimento ao cliente. É o reflexo do empenho das nossas equipes e da busca por um relacionamento mais resolutivo e eficiente”, afirmou Hélio Duenha, diretor da Bosch Service Solutions.

A solução garante benefícios práticos:

  • Redução de 80% no tempo médio de monitoramento (de 20 para 4 minutos por interação);
  • Ações corretivas 20 vezes mais rápidas;
  • Detecção ampliada de falhas e oportunidades;
  • Feedbacks com maior precisão, otimizando o trabalho dos agentes.
Ética, segurança e governança no uso da IA

Além da eficácia técnica, a Bosch sustenta sua abordagem com um forte compromisso ético. A empresa adota políticas de governança robustas para garantir o uso responsável da tecnologia, respeitando o consentimento dos usuários e mantendo a transparência com clientes e parceiros.

“Prezamos pela governança responsável da IA. Nossas soluções são tecnológicas, mas também seguras e éticas”, destaca Rafael Unruh, gerente de Relacionamento de Negócios de TI da Bosch Service Solutions na América Latina.

A segurança da informação também é prioridade. Para garantir conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Bosch investe em criptografia, controle de acesso e treinamentos contínuos. A empresa possui certificações como a ISO 27001 e a exclusiva TISAX nível 3, posicionando-se entre as poucas operações de BPO no Brasil com esse nível de excelência em segurança digital.

Sobre a Bosch

Com 70 anos de atuação no Brasil, a Bosch mantém cerca de 10 mil colaboradores no país e registrou, em 2024, um faturamento líquido de R$ 8,4 bilhões. Suas soluções atendem a diversos setores, incluindo mobilidade, indústria, consumo e tecnologia predial. Na América Latina, o grupo movimentou R$ 10,8 bilhões, incluindo exportações e empresas coligadas.

Globalmente, a Bosch investe em inovação para conectar inteligência artificial, automação e sustentabilidade, sob o lema “Tecnologia para a vida”. Com mais de 87 mil colaboradores em pesquisa e desenvolvimento, a empresa busca moldar o futuro com soluções fáceis de usar e responsáveis, sempre com foco no cliente.

Imagem: Garrido Marketing

Fonte texto: release Bosch

Posts Recentes