O SMART CUSTOMER 2025 reuniu mais de 1.200 participantes em dois dias de conteúdo que trataram sobre o que está além do CX: negócios centrados no cliente. O evento destacou o papel do cuidado com pessoas — clientes e colaboradores — como diferencial competitivo. A entrega dos prêmios SMART CUSTOMER foi a celebração das melhores práticas de marcas e talentos que lideram esta indústria
Num mundo em que a inteligência artificial domina os debates corporativos, o tom do SMART CUSTOMER 2025 foi humano, afetivo e inspirador. Durante os dois dias de congresso, mais de 50 palestrantes (clique aqui para ver quem foram os palestrantes) de diversos setores da economia destacaram uma pauta comum: cuidar de pessoas — clientes e colaboradores — é essencial para a estratégia de negócio.
A abertura do evento reforçou esse posicionamento com uma fala forte de Miriam Garrido, curadora e realizadora do congresso. “Nós precisamos ter colaboradores mais felizes e empresas mais diversas. Esse é o caminho para transformar as relações com os clientes”, afirmou.
Presença feminina foi destaque na 13ª edição do SMART CUSTOMER
e ex-secretária da Senacon
A presença feminina foi um dos destaques da 13ª edição do SMART CUSTOMER. Pela primeira vez, o congresso contou com 55% de mulheres palestrantes, todas em cargos de decisão e com autoridade para falar sobre clientes e práticas de CX. Coube a Roberta Godoi, CEO PME Claro Empresas Brasil, abrir os trabalhos do SMART CUSTOMER 2025 com uma palestra potente que marcou o tom do Congresso e gerou muitos insights: “Do TikTok ao Check-up: o futuro é de todos”.
Entre os momentos marcantes destaque também para a palestra de Juliana Pereira, VP de Clientes da Amil e ex-secretária da Senacon. Com uma fala envolvente, reforçou que o centro das estratégias está no ser humano. “Empresas investem em IA, mas esquecem que tecnologia não substitui o cuidado. Quem cuida precisa ser cuidado”, afirmou, ao compartilhar os desafios da centralidade do cliente na saúde suplementar.
O encerramento do Congresso, consagrou Rodrigo Tavares, VP Sr. CX, da Recargapay como Embaixador SMART, reconhecendo sua dedicação desde as primeiras edições do evento. “O Rodrigo abriu o primeiro SMART online durante a pandemia. Sempre esteve comprometido com o sucesso do SMART e, este ano em especial, foi um dos maiores apoiadores dessa jornada”, disse Miriam Garrido.
Prêmios reconhecem excelência e fortalecem a cultura e a centralidade do cliente
Além do congresso, o evento também celebrou as melhores práticas com a entrega do Prêmio SMART, que consagrou empresas e profissionais que entregam excelência em CX. Foram mais de 140 cases inscritos, todos avaliados por um conselho técnico composto por especialistas do setor.
No final da cerimônia, foram entregues as premiações especiais: Bradesco Seguros como Empresa SMART 2025, Concentrix como Fornecedor SMART; Case do Ano para a Teleperformance com Arcos Dorados/McDonalds.
Profissional SMART 2025
A emoção tomou conta da plateia com a entrega do título de Profissional SMART 2025 para Joseph Kulmann, da Pessoalize. A escolha foi, inicialmente, por indicação do Conselho Consultivo do SMART, seguida de votação aberta. O mercado reconheceu a trajetória e contribuição de Joseph como uma nova liderança que está contribuindo com o desenvolvimento do consumo no Brasil.
Ao receber o prêmio, Joseph, muito emocionado falou: “O carinho é o maior prêmio que eu recebi. Teve cliente que fez campanha, concorrente que me apoiou. Tudo que eu faço tem um pedacinho do meu time e da minha família, que segura a barra em casa. Obrigado a todos que acreditaram em mim”, declarou.
Clique aqui para conhecer os ganhadores
Cuidar de gente é o diferencial competitivo do presente e do futuro
Em sua fala de encerramento, Miriam reforçou que a essência do SMART CUSTOMER permanece inabalável: gerar conteúdo de qualidade com base nas vozes mais relevantes do mercado. “O que move o nosso evento é o propósito. Acreditamos que o futuro está diretamente ligado a colocar o cliente no centro dos negócios, e esta deve ser a prática diária”, afirmou.
Miriam também destacou a importância de respeitar o cliente como pilar das organizações maduras. Para ela, respeito ao ser humano e agilidade no serviço são os valores da Garrido. “Esperamos que todos os que passaram pelo congresso tenham sentido isso”, disse.
Painéis sobre dados, diversidade e cultura organizacional também enriqueceram a agenda. Conforme destacou Miriam, “não existe operação bem-sucedida sem base em dados” ao propor que os próximos eventos tragam ainda mais práticas inspiradoras sobre o uso de dados na experiência do cliente.
A edição de 2025 consolidou o SMART CUSTOMER como o principal espaço de reflexão, conexão e celebração das práticas mais inovadoras em CX no Brasil. Enquanto muitos falam de transformação digital, o congresso mostrou que a verdadeira revolução ainda está nas relações humanas. E é exatamente isso que torna o SMART tão necessário para o universo de Customer Experience.
Imagens: Garrido Marketing