NA MÍDIA Chega ao Brasil novidade que cerca a jornada do cliente

experiência universal do cliente
Experiência Universal do Cliente é o novo conceito global que surge para atrair, reter e fidelizar clientes. Quase 90% dos consumidores fiéis indicam a empresa para outras pessoas

No Brasil, o perfil do consumidor está mudando, e, com ele, as exigências em relação à experiência de compra. Não é mais suficiente oferecer um bom produto ou serviço; o que realmente importa agora é como as empresas se relacionam com seus clientes desde o primeiro contato até o pós-venda.

Em um cenário onde as interações são cada vez mais instantâneas, os consumidores buscam experiências que transcendam a simples troca de produtos e serviços, exigindo respostas rápidas, relevantes e conectadas, além de personalizadas. Para as empresas, isso representa um desafio, pois é necessário criar uma estratégia integrada e alinhada que assegure uma experiência fluida e sem falhas.

O que é Experiência Universal do Cliente

A Experiência Universal do Cliente é uma metodologia que visa unificar todos os processos, etapas e tecnologias envolvidas no relacionamento com o consumidor, com o objetivo de proporcionar uma experiência consistente, fluida e personalizada em cada ponto de contato 

Diante dessa realidade, surge um conceito global intitulado ‘Experiência Universal do Cliente (UCE – Universal Customer Experience)’: uma abordagem inovadora e integrada que está ganhando cada vez mais força no Brasil.

“A Experiência Universal do Cliente é uma metodologia que visa unificar todos os processos, etapas e tecnologias envolvidas no relacionamento com o consumidor, com o objetivo de proporcionar uma experiência consistente, fluida e personalizada em cada ponto de contato”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital, desenvolvedora de tecnologias de centralização e automação de Canais de atendimento.

Segundo Filho, o UCE trata-se de uma abordagem que, ao contrário de modelos fragmentados, busca uma integração total das interações, tornando a jornada do cliente contínua, sem interrupções ou falhas de comunicação, independentemente do Canal utilizado, seja ele website, Instagram, Whatsapp, etc.

“Esse conceito se alinha a uma realidade crescente no mercado: a fidelização de clientes é um fator- chave para o crescimento das empresas”, comenta o CEO da Poli Digital. Segundo Dados da Investopedia, 65% do faturamento das empresas brasileiras vem de clientes já fidelizados, o que demonstra o impacto positivo de uma experiência bem-sucedida na jornada do cliente. Além disso, de acordo com uma pesquisa da KPMG, 86% dos consumidores fiéis recomendam marcas que os atendem bem para amigos e familiares, ampliando o alcance da empresa e gerando um efeito de “boca a boca” que potencializa a conquista de novos clientes.

Experiência fluída em cada etapa da jornada do cliente

Porém, para alcançar a Experiência Universal do Cliente é preciso mais do que simplesmente implementar soluções tecnológicas. Embora ferramentas como chatbots, assistentes virtuais e sistemas de automação sejam fundamentais para otimizar e agilizar os processos, a verdadeira essência da UCE está na criação de uma experiência que seja, ao mesmo tempo, personalizada e fluida em cada etapa da jornada do cliente. A integração entre os departamentos da empresa é o segredo para garantir que cada interação, seja no atendimento ao cliente, nas vendas ou no suporte pós-venda, seja alinhada com a estratégia central de oferecer uma experiência única e personalizada.

Alberto Filho, CEO da Poli Digital
Alberto Filho, CEO da Poli Digital

Alberto Filho enfatiza que “a implementação de tecnologias inovadoras, por mais avançadas que sejam, não resolve todos os problemas por si só. Para oferecer uma jornada do cliente bem-sucedida, todos os departamentos devem trabalhar de forma integrada, compreendendo a importância de cada ponto de contato e utilizando os dados de maneira inteligente para aprimorar continuamente a experiência, desde a captação, passando pelo atendimento, venda e também a experiência pós-venda”. Isso implica tratar cada interação com o cliente como uma oportunidade para fortalecer o relacionamento e entregar valor real, com base em informações e comportamentos coletados em tempo real.

Lealdade à marca

Para empresas que buscam não apenas atender, mas superar as expectativas de seus consumidores, a Experiência Universal do Cliente se torna uma estratégia obrigatória. Ela possibilita um atendimento mais ágil, eficiente e personalizado, não só melhorando a jornada do consumidor, mas também gerando maior lealdade à marca e, consequentemente, impulsionando o crescimento e a inovação contínua.

“Ao adotar esse conceito, as empresas não só criam um diferencial competitivo, mas também constroem uma reputação sólida, onde os consumidores se sentem valorizados e compreendidos em todas as etapas de sua jornada. Em um mercado cada vez mais dinâmico, a UCE pode ser a chave onde cada interação reflete um compromisso genuíno da empresa com a satisfação e fidelização de seus consumidores”, conclui.

Sobre a Poli Digital

A Poli Digital foi fundada em 2018 como desenvolvedora de tecnologias de centralização e automação de canais de atendimento, com o propósito de ser uma solução prática para a gestão do atendimento digital de pequenas e médias empresas. A empresa tem sede em Goiânia e atende negócios em todo o Brasil.

Publicado na Infor Chanel em 15/02/2025

Posts Recentes

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS

NOTÍCIA Vem aí o primeiro Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS

Pela primeira vez, o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS chega para destacar as melhores práticas do cooperativismo gaúcho. Cooperativas podem inscrever cases nas categorias Comunicação, Pessoas, Inovação, Negócios e Intercooperação, ESG e Imprensa. A premiação valoriza iniciativas que impulsionam o setor e geram impacto positivo na sociedade

LEIA MAIS »