A Petronect implementa Inteligência Artificial (IA) desde 2023 para otimizar processos e melhorar a experiência de clientes e parceiros. A empresa, que provê serviços de e-commerce para o setor de petróleo e gás, criou um núcleo de IA e já foi premiada por suas inovações em atendimento ao cliente
A Petronect, que desde 2002 provê serviços de e-commerce relacionados à aquisição de bens e serviços para o setor de petróleo e gás, se uniu ao novo mercado e passou a implementar (IA) em seus processos.
Em novembro de 2023, a organização criou um núcleo de IA, buscando transformar sua operacionalização com a integração da IA ao fluxo do portal, que conta com mais de 170 mil empresas cadastradas, realizando inúmeras transações todos os dias.
A coordenadora de Inteligência Artificial da Petronect, Jacqueline Freire, diz que o processo de inovação ganhou destaque ao ambientar a IA internamente na empresa: “Sempre com o foco nas pessoas, nossa prioridade é estabelecer uma cultura de IA que reflita resultados externos e internos. Criamos programas de incentivo para ideias de utilização da Inteligência Artificial, divulgamos em nossos canais de comunicação conteúdos sobre o assunto, tudo sempre alinhado aos processos, objetivos e metas organizacionais. Este alinhamento estratégico é fundamental para garantir que a IA se integre às operações da Petronect, para gerar valor de verdade.”
Impulsionando a experiência do cliente
A implementação da IA na Petronect começou com a identificação de necessidades e oportunidades específicas através de workshop com as gerências. Esse evento proporcionou insights valiosos dos processos de cada área que ajudaram a estruturar e direcionar as iniciativas de IA.
Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a organização tem investido em desenvolvimento tecnológico para otimizar processos e impulsionar a experiência de clientes e parceiros. “Estamos em parceria com grandes empresas, como a Google, para Provas de Conceito (PoC) de soluções GenAI e com nossos fornecedores de atendimento ao cliente para implementar a GenAI em Chatbots por exemplo, visando maior agilidade no atendimento e melhor satisfação dos clientes,” revela Jacqueline
Para a experimentação e incentivo ao contato com a IA na prática, algumas licenças para o Chat GPT 4.0 foram disponibilizadas para teste e experimentação, e ferramentas de programação como o Azure, estão sendo utilizadas pela equipe de desenvolvimento para criar soluções internas como Provas de Conceito. “A implementação de IA está sendo gerida através de um plano de ação detalhado e dinâmico, com atividades estruturadas, definição de responsabilidades e acompanhamento contínuo. Este planejamento garante que a IA seja integrada de forma eficiente nas operações da Petronect, resultando em benefícios significativos a curto e longo prazo”, comentou Jaqueline sobre o processo de implementação da IA na Petronect.
Colhendo frutos
A Petronect já colhe os frutos de sua jornada de IA. Em junho, a empresa foi premiada na categoria Ouro no SMART CUSTOMER, maior evento de CX do país, em parceria com a NeoBPO, por um case de Inteligência Artificial. O reconhecimento ressalta o fato de estarem alinhados com práticas de grandes empresas de tecnologia, destacando a aplicação de tecnologias avançadas para melhorar e gerar valor em processos e serviços. “Sabemos que a implementação da IA exige aprendizado constante e agilidade, uma vez que o tema no mundo está em constante evolução. Mas é preciso entender que esta já é a nossa realidade. Deixamos de esperar pelo futuro com a IA e estamos de fato vivenciando-o. Por isso, na Petronect estamos evoluindo, com governança, segurança e ética, para aplicar a IA de forma direcionada, agregando valor aos nossos processos e serviços,” finaliza a coordenadora do projeto.
Fonte: Petronect
Imagem: Divulgação