NOTÍCIAS
Petronect melhora seu desempenho com o uso da IA em seus processos

A Petronect implementa IA para otimizar processos e melhorar a experiência de clientes e parceiros

A Petronect implementa Inteligência Artificial (IA) desde 2023 para otimizar processos e melhorar a experiência de clientes e parceiros. A empresa, que provê serviços de e-commerce para o setor de petróleo e gás, criou um núcleo de IA e já foi premiada por suas inovações em atendimento ao cliente

A Petronect, que desde 2002 provê serviços de e-commerce relacionados à aquisição de bens e serviços para o setor de petróleo e gás, se uniu ao novo mercado e passou a implementar (IA) em seus processos.

Em novembro de 2023, a organização criou um núcleo de IA, buscando transformar sua operacionalização com a integração da IA ao fluxo do portal, que conta com mais de 170 mil empresas cadastradas, realizando inúmeras transações todos os dias.

Jacqueline Freire, coordenadora de Inteligência Artificial da Petronect
“Sempre com o foco nas pessoas, nossa prioridade é estabelecer uma cultura de IA que reflita resultados externos e internos”, diz Jacqueline Freire

A coordenadora de Inteligência Artificial da PetronectJacqueline Freire, diz que o processo de inovação ganhou destaque ao ambientar a IA internamente na empresa: “Sempre com o foco nas pessoas, nossa prioridade é estabelecer uma cultura de IA que reflita resultados externos e internos. Criamos programas de incentivo para ideias de utilização da Inteligência Artificial, divulgamos em nossos canais de comunicação conteúdos sobre o assunto, tudo sempre alinhado aos processos, objetivos e metas organizacionais. Este alinhamento estratégico é fundamental para garantir que a IA se integre às operações da Petronect, para gerar valor de verdade.”

Impulsionando a experiência do cliente

A implementação da IA na Petronect começou com a identificação de necessidades e oportunidades específicas através de workshop com as gerências. Esse evento proporcionou insights valiosos dos processos de cada área que ajudaram a estruturar e direcionar as iniciativas de IA.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a organização tem investido em desenvolvimento tecnológico para otimizar processos e impulsionar a experiência de clientes e parceiros. “Estamos em parceria com grandes empresas, como a Google, para Provas de Conceito (PoC) de soluções GenAI e com nossos fornecedores de atendimento ao cliente para implementar a GenAI em Chatbots por exemplo, visando maior agilidade no atendimento e melhor satisfação dos clientes,” revela Jacqueline

Para a experimentação e incentivo ao contato com a IA na prática, algumas licenças para o Chat GPT 4.0 foram disponibilizadas para teste e experimentação, e ferramentas de programação como o Azure, estão sendo utilizadas pela equipe de desenvolvimento para criar soluções internas como Provas de Conceito. “A implementação de IA está sendo gerida através de um plano de ação detalhado e dinâmico, com atividades estruturadas, definição de responsabilidades e acompanhamento contínuo. Este planejamento garante que a IA seja integrada de forma eficiente nas operações da Petronect, resultando em benefícios significativos a curto e longo prazo”, comentou Jaqueline sobre o processo de implementação da IA na Petronect.

Colhendo frutos

A Petronect já colhe os frutos de sua jornada de IA. Em junho,  a empresa foi premiada na categoria Ouro no SMART CUSTOMER, maior evento de CX do país, em parceria com a NeoBPO, por um case de Inteligência Artificial. O reconhecimento ressalta o fato de estarem alinhados com práticas de grandes empresas de tecnologia, destacando a aplicação de tecnologias avançadas para melhorar e gerar valor em processos e serviços. “Sabemos que a implementação da IA exige aprendizado constante e agilidade, uma vez que o tema no mundo está em constante evolução. Mas é preciso entender que esta já é a nossa realidade. Deixamos de esperar pelo futuro com a IA e estamos de fato vivenciando-o. Por isso, na Petronect estamos evoluindo, com governança, segurança e ética, para aplicar a IA de forma direcionada, agregando valor aos nossos processos e serviços,” finaliza a coordenadora do projeto.

Fonte: Petronect

Imagem: Divulgação

Posts Recentes