A Petronect venceu nas categorias Cultura Organizacional e Responsabilidade Social levando, respectivamente, os troféus prata e bronze. É o segundo ano consecutivo que a empresa sobe no pódio do Prêmio SMART CUSTOMER
A Petronect, maior marketplace do Brasil em soluções B2B para as cadeias de suprimentos do setor de óleo e gás, esteve presente na 11ª edição do SMART CUSTOMER, realizada dias 8 e 9 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento contou com a participação de palestrantes, congressistas e patrocinadores e incluiu o reconhecimento das práticas empresariais que proporcionam a melhor experiência aos clientes e colaboradores com a entrega do Prêmio SMART CUSTOMER.
Na edição 2023, que marca a segunda participação da empresa no prêmio, a Petronect venceu duas categorias: Cultura Organizacional (prata) e Diversidade e Responsabilidade Social (bronze), respectivamente com os cases: “A transformação cultural: quando criamos uma boa marca abrimos um portal para o futuro” e “Reconect, se cada um fizer um pouco, juntos seremos muitos!”
“Conquistar prêmios é o reconhecimento de um trabalho que foi iniciado há tempos e vem sendo realizado por um time de colaboradores e gestores, ao mesmo tempo homogêneo, heterogêneo, inclusivo e diverso, sob todas as matizes e gêneros, motivados e engajados. Cada um de nós da Petronect carrega no DNA corporativo o orgulho e o prazer de buscar sempre o melhor, seja no relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros, terceiros. É o senso de pertencimento reconhecido a cada prêmio e a certeza de que estamos trilhando o caminho certo”, afirma Marcelo de Carvalho Bonniard, CEO da Petronect.
Cultura Organizacional
A transformação da cultura organizacional da Petronect teve início em 2020. Mas para entendê-la é preciso voltar a 2002, quando a empresa foi criada para oferecer serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços.
Após 18 anos de parceria com a Petrobras, a Petronect teve que se reposicionar depois que a petrolífera optou por encerrar a parceria em 2022 para uma migração tecnológica. Com 300 colaboradores, a empresa decidiu encerrar suas operações após a conclusão da migração.
No entanto, a alta gestão da Petronect optou por tornar esses últimos anos os melhores da história da organização, focando na transformação cultural e adotando uma abordagem Customer Centric, entendendo que os colaboradores são o primeiro cliente da empresa. Em meio a esse cenário desafiador, a empresa embarcou em uma jornada de transformação cultural composta por 17 etapas.
Diversidade e responsabilidade social
Reconect, o outro case vencedor, é alinhado aos valores da Petronect e focado em práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG). O programa visa atender às demandas da sociedade, valorizando colaboradores, promovendo ações solidárias, voluntárias e ambientais. A iniciativa busca conectar pessoas a causas relevantes, promovendo a inclusão social, educação, saúde e proteção ambiental, com o objetivo de inspirar outras empresas a priorizarem a responsabilidade social em suas operações e construir um futuro melhor com colaboradores e parceiros alinhados aos seus valores e visão.
É o segundo ano consecutivo que a Petronect sobe ao pódio. Em 2022, a empresa que provê serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços da Petrobras, conquistou o ouro na categoria Relacionamento, Regulação e Governo com o case “Muito mais que obrigações contratuais, reposicionamento estratégico baseado em experiência”.
Fonte: Petronect