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Assistente virtual da Neoenergia entrega experiência real

assistente virtual

Os 15,6 milhões de clientes da Neoenergia rapidamente têm respostas às suas demandas ao utilizarem o assistente virtual. No atendimento digital são oferecidos mais de 80 serviços, como segunda via de conta, pagamento de fatura, religação, falta de energia, renegociação de débito

Uma simples mensagem para o Whatsapp ou Facebook a uma das distribuidoras da Neoenergia, – Coelba”, CelpeElektro ou Cosern – os 15,6 milhões de clientes da empresa rapidamente têm respostas às suas demandas. São mais de 80 serviços no atendimento digital, entre eles, segunda via de conta, pagamento de fatura, religação, falta de energia, renegociação de débito. Tudo pensado para dar comodidade, eficiência e segurança aos consumidores e, assim, eles tenham suas necessidades atendidas sem sair de casa.

Aliás, o projeto “Chatbot Neoenergia – Assistente Virtual e novas experiências para os clientes” conquistou, entre todos os inscritos, o título do melhor case do Prêmio SMART CUSTOMER 2021, organizado pela Garrido Marketing. O mesmo projeto recebeu, ainda, o troféu Ouro na categoria “Automação na Experiência com Cliente”. Ou seja, a Neoenergia com seu assistente virtual foi a maior vencedora deste prêmio no ano passado.

Chatbot Neonergia

Falar com a empresa via o chatbot é muito simples, rápido, eficiente e prático para os clientes que precisam solicitar ou utilizar os serviços da companhia.

Ao enviar uma mensagem para o número cadastrado de uma das distribuidoras da Neoenergia, o atendimento é startado. Toda a interação é feita com o uso da inteligência artificial. A inovação, disponível pelos sistemas de trocas de mensagens, transforma a relação com o cliente e se torna uma importante aliada na digitalização dos serviços.

O cliente tem a oportunidade de interagir com a empresa a partir do seu canal pessoal, tendo a flexibilidade de ter um atendimento onde ele estiver. “O desenvolvimento da tecnologia vem para mudar o patamar da empresa na sua relação com o consumidor. Com isso, oferecemos produtos acessíveis que contribuem para a melhoria tanto de processos internos quanto na prestação de serviço ao cliente”, afirma o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antônio Brito.​​

Pioneirismo

Um dos destaques de pioneirismo da Neoenergia foi o pagamento da conta de luz via PIX, disponibilizado no mesmo dia em que o serviço começou a funcionar oficialmente no país, em 16 de novembro de 2020.

Na sequência, a companhia passou ainda a disponibilizar a opção de pagamento com o PIX para todos os clientes que solicitaram a segunda via das faturas no WhatsApp. Com a atualização, o bot envia o código no formato “copia e cola” diretamente pelo aplicativo de mensagens, de forma automatizada.

Além da segunda via das faturas, o código é disponibilizado na plataforma para o serviço de consulta e negociação de débitos.

Outra inovação está na fatura digital, que pode ser enviada pelo aplicativo, com o objetivo de substituir a fatura impressa, oferecendo mais comodidade ao cliente. A companhia foi pioneira no setor elétrico ao lançar o serviço de cadastro e entrega da fatura digital por WhatsApp, em outubro de 2020. A partir daquela data, a empresa tem realizado ações para estimular o cadastro dos clientes a optar pela entrega virtual.

Processo de digitalização

O desenvolvimento do chatbot é uma das frentes que integra a estratégia do Projeto Conexão Digital da Neoenergia. Um facilitador para acelerar o processo de digitalização e inovação na companhia. Ele tem como base três pilares: modernização da jornada do cliente, desenvolvimento integrado de soluções digitais e a inclusão digital.

O Projeto Conexão Digital utiliza, em sua grande parte, recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (P&D – Aneel), voltado a transformar a experiência do cliente do setor elétrico por meio de inovações digitais.

“Investir em tecnologias para aprimorar o atendimento ao cliente é um dos nossos focos. Percebemos como a praticidade e a agilidade são relevantes durante o momento de interação e o WhatsApp entrega exatamente isso, pois está presente na vida de grande parte da população brasileira. Aos que ainda não utilizam a ferramenta, temos diversos outros canais e possibilidades para que o cliente se sinta assistido durante todo o processo”, reforça Sebastião Elias, Superintendente de Relacionamento com o Cliente.

Fonte: Neoenergia

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