ARTIGO
Era da humanização, automação e de foco no CX agregam valor ao consumidor no varejo

Mateus Larrabure

Pensar na gestão das empresas visando a jornada dos consumidores em todos os processos é o principal caminho para a humanização no atendimento aos clientes

Por Mateus Larrabure

Empresários e consumidores estão certos de que a aceleração tecnológica precisa ser uma realidade latente no meio dos negócios. A transformação digital, no que se diz respeito também à automação comercial, já é um dos temas em alta no meio corporativo e soma-se a um investimento alto em humanização do atendimento. Diretrizes deste gênero estão sendo firmadas para que se garanta eficiência e assegure não só a venda, mas a fidelização do seu cliente.

Estamos na era ‘humanológica’ do setor de varejo e consumo, e o comportamento dos consumidores, que já vem mudando há um tempo, empurram as marcas a estarem cada vez mais atentas, para levar uma melhor experiência de compra no ponto de venda (seja físico ou digital).

No mundo “figital”, é muito importante atuar na jornada dos clientes independentemente do canal que ele utiliza, para entender suas necessidades em cada situação. E uma das ferramentas que ajudam a manter a proximidade junto aos clientes é a automação comercial, que pode ser implementada em diversos setores com o objetivo de otimizar os processos e garantir agilidade nas operações e melhoria no atendimento ao cliente.

Recentemente o Linkedln divulgou um relatório sobre o cenário de vendas no Brasil, mostrando que as empresas do varejo pretendem aumentar em, no mínimo, 63% o uso de soluções tecnológicas neste ano, em comparação com 2021. A pesquisa ainda apontou que 61% utilizam ferramentas de colaboração/apresentação virtual, 58% CRM, 56% planejamento de vendas e 53% inteligência de vendas.

Esses dados mostram que as empresas estão cada vez mais preocupadas em aplicar ferramentas que auxiliam na gestão de seus negócios e mapear os aspectos que influenciam o processo de compra dos consumidores. Um estudo divulgado pela Zendesk, afirma que 61% dos consumidores esperam um melhor atendimento após a pandemia da Covid-19 e 90% estão dispostos a gastar mais em vivências e atendimentos personalizados. Para atender essa expectativa, soluções que fomentem as vendas, ajudam a fidelizar e melhorar os resultados, impulsionam ainda mais o fortalecimento da marca.

Principalmente quando utilizadas tecnologias que auxiliam na integração dos processos corporativos e ajudam na tomada de decisão. Dessa forma as empresas conseguem personalizar o atendimento e estabelecer um relacionamento que aumenta o contentamento dos clientes. A automação comercial vem para ajudar nesse processo das operações, coletando e gerando dados que ajudam a melhorar a administração e controle operacional sobre os negócios.

Como podemos ver, pensar na gestão das empresas visando a jornada dos consumidores em todos os processos é o principal caminho para um atendimento mais humanizado, agregando valor e fidelizando os clientes. Hoje as empresas precisam mais do que nunca realizar toda transformação digital e entrar definitivamente numa era mais humanizada do âmbito do varejo, para ficarem à frente dos seus concorrentes e se tornarem referência no mercado com um atendimento que valoriza os compradores.

Mateus Larrabure, head de integração tecnológica e produtos da Gertec

Publicado em Promoview em 01/12/2022

Posts Recentes

Ivan Murias

TALENTO
Ivan Murias assume como CEO da Infracommerce

Ivan Murias afirma que este momento não é de ruptura, mas de renovação. É uma oportunidade para o fortalecimento dos alicerces da Infracommerce, revisitar suas estratégias e acelerar a jornada rumo à excelência operacional e à liderança indiscutível do setor

LEIA MAIS »